A usina José Bonifácio de Andrade e Silva, o nome foi dado como homenagem ao mineralogista nascido em Santos, mais conhecido como o Patriarca da Independência, está instalada numa área de 12 quilômetros quadrados, com 15 grandes unidades de produção, além dos setores e fábricas de apoio que integram o processo siderúrgico (recebimento, manuseio e preparo de matérias primas, até o embarque dos produtos acabados).
A Cosipa foi constituída em 23 de novembro de 1953. Estrategicamente localizada em Cubatão, na raiz da Serra do Mar, interligada a ferrovias, rodovias e dispondo ainda de acesso marítimo direto. A Usina José Bonifácio de Andrada e Silva iniciou as atividades em 18 de dezembro de 1963, com a entrada em operação da Laminação de Tiras a Quente.
O Complexo Portuário da Cosipa se tornou um dos maiores do país em movimentação de carga geral, figurando entre os dez maiores portos nacionais em tonelagem movimentada. É ligado ao mar pelo Canal de Piaçagüera, com cerca de 5 km de extensão. Além dos cais, há também no complexo portuário instalações para estocagem de produtos siderúrgicos e equipamentos para embarque nos navios (pontes-rolantes).
quarta-feira, 11 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário