quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Balé da Cidade de Santos

O Brasil destaca-se mais uma vez no exterior. Agora foi a beleza e a harmonia da expressão da dança clássica que atraíram a atenção de profissionais do ramo, em Nova York, onde se realizou, o Youth America Grand Prix - Festival Internacional de Dança. Na categoria Grandes Conjuntos, venceu o festival o Balé da Cidade de Santos.
O evento acontece, anualmente, na cidade novaiorquina desde 2000, ano de sua criação, e destina-se a estudantes de dança e a novos dançarinos de todas as nacionalidades.
As bailarinas apresentaram a coreografia Ball Masqué, inspirada nos bailes de máscara introduzidos na festa do carnaval, entre os Séculos XV e XVI. Representa um pouco o carnaval de Veneza, o romantismo e o mistério de uma época.
Em Nova York, as bailarinas passaram à frente de equipes da Suíça e também de companhias de vários estados americanos, como Ohio, Califórnia, Texas e Flórida. Outros grupos brasileiros também participaram do festival.

A coreógrafa Renata Pacheco coordena há 10 anos a Escola de Bailado do município santista, que funciona no Teatro Municipal Brás Cubas.

O Balé da Cidade de Santos foi criado em 2003 e dele fazem parte ex-alunas da Escola de Bailado do município santista. Com outros prêmios já alcançados, a companhia desperta cada vez mais a atenção do público. Dois de seus espetáculos valorizam ainda mais todo o seu histórico: Vozes (dança contemporânea) e O Jardim Encantado (espetáculo clássico).

Nenhum comentário: