terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

sábado, 14 de fevereiro de 2009

1956


Santos era, já então, a cidade mais esportiva do Brasil, novas atividades e novos eventos não só confirmam esse título (e o de capital futebolística do Brasil), mas permitem ousar na afirmação: talvez Santos seja mesmo a cidade mais esportiva do mundo.
Ao menos, desde que representações do Brasil passaram a disputar com outras cidades do mundo no Dia Internacional do Desafio (Challenge Day), em 1995, Santos se manteve invicta. E vence nesse concurso a cidade que engajar maior número de habitantes (proporcionalmente à população fixa registrada) em pelo menos 15 minutos de atividade física concentrada, nesse dia da disputa.
Participações em jogos abertos do Interior, nas Olimpíadas, em provas de ciclismo, natação, remo, vela, futebol e muitas outras modalidades (sem falar na confecção da primeira prancha de surfe do Brasil e na criação de um esporte nas praias santistas, o tamboréu) ajudam a formar essa convicção da liderança santista no campo esportivo.
Comunicação feita, telefonicamente, pelo Departamento de Promoções e Relações Públicas, de
O Globo, do Rio de Janeiro, que está efetuando o concurso-enquete: "Qual o município mais desportivo do Brasil?", assinalava mais um motivo de orgulho para os santistas:
Santos alcançava a láurea nacional que o concurso objetivava.
Encerrou-se o certame no dia 31 de janeiro, às 24 horas.
Entre os 2.373 municípios existentes no Brasil, a classificação, após a verificação das provas e comprovantes, ficou sendo a seguinte:
1º lugar - Santos, com 18.423 pontos
2º lugar - Mangaratiba (Estado do Rio), com 14.475 pontos
3º lugar - Campos (Estado do Rio), com 8.440 pontos
4º lugar - Amoreira (Paraná), com 7.429 pontos
5º lugar - Itaocara (Estado do Rio), com 6.982 pontos
6º lugar - Nova Iguaçu (Estado do Rio), com 6.013 pontos
7º lugar - Araraquara (Estado S. Paulo), com 5.820 pontos
8º lugar - Sorocaba (Estado S. Paulo), com 4.987 pontos
9º lugar - São João Nepomuceno (Minas), com 4.844 pontos
10º lugar - Palmares (Pará), com 4.745 pontos

Troféu Renata Câmara Agondi


Renata Câmara Agondi
nadadora santista falecida em 23 de agosto de 1988,
em uma tentativa de travessia do Canal da Mancha.

Renata começou a nadar com a idade de oito anos, no Aprenda a Nadar do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, agremiação pela qual conquistou suas primeiras medalhas e títulos.
De 80 a 82, Renata manteve-se afastada da natação para retomá-la já em Santos, no Clube Internacional Saldanha da Gama. Antes de integrar a equipe da Associação Santa Cecília de Esportes, ela ainda atuaria pelo Clube Internacional de Regatas. Nas piscinas, Renata exibiu muito talento, mas foram nas provas de águas abertas que ela realmente se encontrou.
Em um curto espaço de tempo, transformou-se na principal competidora da categoria no Estado de São Paulo e numa das melhores do País. Depois das participações em provas internacionais na Itália, ela entendeu que chegara a hora de encarar o maior desafio de todos, a travessia das gélidas águas do Canal da Mancha.
No fatídico dia 23 de agosto de 1988, totalmente exaurida pelo esforço extremo provocado por uma imperdoável falha na rota e apresentando um acentuado quadro de hipotermia, Renata veio a falecer, deixando uma lacuna irreparável.
A história de Renata, sua passagem pela Secretaria de Esportes de Santos, pela Liga Santista de Desportos Aquáticos, pela Faculdade de Comunicação da UniSantos, seus amores e outras confidências são encontradas no livro Revolution 9, de Marcelo Teixeira, que ganhou sua versão cinematográfica com o documentário Renata, com direção do premiado Rudá de Andrade. Renata dava o nome aos seus diários de Revolution 9, em homenagem aos Beatles, grupo pelo qual demonstrava grande admiração.

A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS DO MUNDO realizará no Brasil, em 2009, na cidade de Santos, a sua mais marcante etapa; a terceira edição da MARATONA AQUÁTICA INTERNACIONAL DE SANTOS.
No masculino, o italiano Valério Cleri, vencedor em 2008, terá adversários de peso, como o heptacampeão búlgaro do Grand Prix Mundial Petar Stoychev. Além do búlgaro, o britânico David Davies, vice-campeão olímpico em Pequim e vice-campeão do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, ambos em 2008; e o mexicano Ivan Lopez, medalha de prata na última etapa da Copa do Mundo anterior, em Cancun, estarão competindo em Santos.
No feminino, a alemã Ângela Maurer, vencedora em 2008, terá pela frente a britânica Cassandra Patten. Além delas, estará a campeã sul-americana e recordista continental nos 1500m livre em piscina a chilena Kristel Kobrich.
E não é só os estrangeiros que irão com força total. O Brasil terá uma equipe muito forte.
No feminino, o país terá a baiana Ana Marcela Cunha, quinta colocada em Pequim e terceira no circuito mundial 2008; a paulista Poliana Okimoto, que terminou em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos e a capixaba Maria da Penha Cruz, atual campeã brasileira, competindo em Santos.
No masculino, haverá a presença de Allan do Carmo e do baiano Fábio Lima, este vice-campeão do circuito brasileiro de 2008.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Laje de Santos (mergulho)

Latitude: 24°19' S Longitude: 46°11' W. 40 Km do continente, comprimento máximo 550m - largura máxima: 183m - altura máxima: 38m. profundidade de 10 a 49 metros visibilidade: De 10 a 30 metros A Laje não possui praias ou local de desembarque fácil. Por ser um parque estadual, está proibido qualquer atividade de pesca e caça, sendo entretanto liberada para o mergulho contemplativo. Mais famoso point do estado, normalmente é possível se deparar com visibilidade em torno de 20 metros sendo impressionante a diversidade da fauna local. Tartarugas, garoupas, bodiões e eventualmente alguns cações são facilmente avistados no local mas o atrativo especial está por conta das arraias-jamantas com até 3 m de envergadura que freqüentam a região, mas não é sempre que elas aparecem no pedaço, o mês de Maio é o mais indicado.

Tartaruga
Cardume de Pirajicas


Budião papagaio
Peixe-frade


Santos