sábado, 14 de fevereiro de 2009

1956


Santos era, já então, a cidade mais esportiva do Brasil, novas atividades e novos eventos não só confirmam esse título (e o de capital futebolística do Brasil), mas permitem ousar na afirmação: talvez Santos seja mesmo a cidade mais esportiva do mundo.
Ao menos, desde que representações do Brasil passaram a disputar com outras cidades do mundo no Dia Internacional do Desafio (Challenge Day), em 1995, Santos se manteve invicta. E vence nesse concurso a cidade que engajar maior número de habitantes (proporcionalmente à população fixa registrada) em pelo menos 15 minutos de atividade física concentrada, nesse dia da disputa.
Participações em jogos abertos do Interior, nas Olimpíadas, em provas de ciclismo, natação, remo, vela, futebol e muitas outras modalidades (sem falar na confecção da primeira prancha de surfe do Brasil e na criação de um esporte nas praias santistas, o tamboréu) ajudam a formar essa convicção da liderança santista no campo esportivo.
Comunicação feita, telefonicamente, pelo Departamento de Promoções e Relações Públicas, de
O Globo, do Rio de Janeiro, que está efetuando o concurso-enquete: "Qual o município mais desportivo do Brasil?", assinalava mais um motivo de orgulho para os santistas:
Santos alcançava a láurea nacional que o concurso objetivava.
Encerrou-se o certame no dia 31 de janeiro, às 24 horas.
Entre os 2.373 municípios existentes no Brasil, a classificação, após a verificação das provas e comprovantes, ficou sendo a seguinte:
1º lugar - Santos, com 18.423 pontos
2º lugar - Mangaratiba (Estado do Rio), com 14.475 pontos
3º lugar - Campos (Estado do Rio), com 8.440 pontos
4º lugar - Amoreira (Paraná), com 7.429 pontos
5º lugar - Itaocara (Estado do Rio), com 6.982 pontos
6º lugar - Nova Iguaçu (Estado do Rio), com 6.013 pontos
7º lugar - Araraquara (Estado S. Paulo), com 5.820 pontos
8º lugar - Sorocaba (Estado S. Paulo), com 4.987 pontos
9º lugar - São João Nepomuceno (Minas), com 4.844 pontos
10º lugar - Palmares (Pará), com 4.745 pontos

Nenhum comentário: