Renata começou a nadar com a idade de oito anos, no Aprenda a Nadar do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, agremiação pela qual conquistou suas primeiras medalhas e títulos.
De 80 a 82, Renata manteve-se afastada da natação para retomá-la já em Santos, no Clube Internacional Saldanha da Gama. Antes de integrar a equipe da Associação Santa Cecília de Esportes, ela ainda atuaria pelo Clube Internacional de Regatas. Nas piscinas, Renata exibiu muito talento, mas foram nas provas de águas abertas que ela realmente se encontrou.
Em um curto espaço de tempo, transformou-se na principal competidora da categoria no Estado de São Paulo e numa das melhores do País. Depois das participações em provas internacionais na Itália, ela entendeu que chegara a hora de encarar o maior desafio de todos, a travessia das gélidas águas do Canal da Mancha.
No fatídico dia 23 de agosto de 1988, totalmente exaurida pelo esforço extremo provocado por uma imperdoável falha na rota e apresentando um acentuado quadro de hipotermia, Renata veio a falecer, deixando uma lacuna irreparável.
A história de Renata, sua passagem pela Secretaria de Esportes de Santos, pela Liga Santista de Desportos Aquáticos, pela Faculdade de Comunicação da UniSantos, seus amores e outras confidências são encontradas no livro Revolution 9, de Marcelo Teixeira, que ganhou sua versão cinematográfica com o documentário Renata, com direção do premiado Rudá de Andrade. Renata dava o nome aos seus diários de Revolution 9, em homenagem aos Beatles, grupo pelo qual demonstrava grande admiração.
A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS DO MUNDO realizará no Brasil, em 2009, na cidade de Santos, a sua mais marcante etapa; a terceira edição da MARATONA AQUÁTICA INTERNACIONAL DE SANTOS.
No masculino, o italiano Valério Cleri, vencedor em 2008, terá adversários de peso, como o heptacampeão búlgaro do Grand Prix Mundial Petar Stoychev. Além do búlgaro, o britânico David Davies, vice-campeão olímpico em Pequim e vice-campeão do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, ambos em 2008; e o mexicano Ivan Lopez, medalha de prata na última etapa da Copa do Mundo anterior, em Cancun, estarão competindo em Santos.
No feminino, a alemã Ângela Maurer, vencedora em 2008, terá pela frente a britânica Cassandra Patten. Além delas, estará a campeã sul-americana e recordista continental nos 1500m livre em piscina a chilena Kristel Kobrich.
E não é só os estrangeiros que irão com força total. O Brasil terá uma equipe muito forte.
No feminino, o país terá a baiana Ana Marcela Cunha, quinta colocada em Pequim e terceira no circuito mundial 2008; a paulista Poliana Okimoto, que terminou em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos e a capixaba Maria da Penha Cruz, atual campeã brasileira, competindo em Santos.
No masculino, haverá a presença de Allan do Carmo e do baiano Fábio Lima, este vice-campeão do circuito brasileiro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário