skip to main |
skip to sidebar
Santos 463 anos PARABÉNS!
O santista vai comemorar os 463 anos da cidade, nesta segunda-feira (26/01/09), com um presente especial de aniversário: a urbanização da plataforma do emissário submarino na praia do José Menino, esperada há mais de 30 anos. Na área de 43 mil m2, a prefeitura, construiu, com a participação do Estado e da União, o parque municipal Roberto Mário Santini, que conta com espaços para múltiplas atividades esportivas, culturais e de lazer. O equipamento será inaugurado às 12h30, pelo prefeito João Paulo Tavares Papa e o governador José Serra. A cerimônia terá também a presença da artista plástica Tomie Ohtake, que idealizou a escultura ali instalada - obra entregue em junho, por ocasião do centenário da imigração japonesa -, e do arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto de urbanização da área. Na oportunidade, será assinado convênio entre Sabesp e Prefeitura para implementação do programa Canal Limpo. O parque municipal no emissário conta com extensas áreas verdes ajardinadas, pista de skate adequada para competições internacionais, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e gibiteca. Tem ainda estrutura para promover campeonatos de surfe, com torre de jurados e arquibancada para 600 pessoas, junto ao quebra-mar, com guarda-corpo em aço inoxidável. Conta ainda com o Museu do Surfe, sanitários, bicicletário e um heliponto. Rampas e pisos táteis possibilitam que deficientes visitem o local, que também terá câmeras de monitoramento e placas de comunicação visual. Na obra foram investidos R$ 6.722.784,09, recursos da Prefeitura e Estado. AUTORIZAÇÃO
O emissário foi inaugurado em 1978, na Praia do José Menino, pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel, complementando o sistema de coleta, tratamento e destinação de esgoto. Desde então, diversos projetos foram idealizados para utilização da área. Em setembro de 2006, a Justiça Federal autorizou o parque público na plataforma, baseada no projeto apresentado pela prefeitura e nos anseios da população, mostrados por pesquisa de opinião pública. A prefeitura obteve todas as licenças necessárias e executou as obras. Com a urbanização do local, um trecho de 10 mil m2 voltou a compor a extensão de areia da praia. A integração da área fez parte do acordo judicial que envolveu a administração municipal, a União, o Ministério Público Federal e a Sabesp e permitiu a construção do parque.
HOMENAGEM
O parque municipal terá o nome de Roberto Mário Santini, em homenagem ao ex-diretor-presidente do Sistema A Tribuna de Comunicação, falecido em 2 de janeiro de 2007. O empresário começou a trabalhar no jornal A Tribuna em 1948. Sempre atento à evolução global, empreendeu várias reformas editoriais e gráficas no jornal, modernizou equipamentos e maquinários e fundou novos veículos de comunicação, como o jornal Expresso Popular, a Tribuna FM, a TV Tribuna, o portal A Tribuna Digital e o Ipat (Instituto de Pesquisas A Tribuna). Dedicou-se ainda a atividades benemerentes e culturais, tendo presidido a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.
Um comentário:
parabens Santos
apesar de morar hoje em Aracaju eu nunca esqueço da minha terra maravilhosa e espero um dia retornar
Parabens pelo site e pelas informações sobre pessoas ilustres dfa cidade
Postar um comentário