domingo, 13 de setembro de 2009

Santos passa a ostentar um novo perfil, agora como cidade histórica turística, reconhecida pelo governo federal. O município – representado pela Setur (Secretaria de Turismo) - foi o único do Estado de São Paulo a participar do 1º Fórum de Turismo, Preservação e Desenvolvimento Econômico e Social, que reuniu as cidades históricas turísticas do país, promovido no final do mês passado em Olinda (PE), pelo Ministério do Turismo.

domingo, 2 de agosto de 2009

sexta-feira, 31 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

sexta-feira, 24 de abril de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

A estranha última visita do 'Al Johffa' a Santos

Em 1996, violenta tempestade causou o encalhe, na entrada da Baía de Santos, do cargueiro panamenho Al Johffa (ex-Santa Maya em 1971 e Santa Maja em 1976). A embarcação de 141 metros de comprimento e 20,5 m de boca pertencia à armadora Ruypin Int. Co. e havia sido construída em 1972, viajando à velocidade de 14 nós. Declarada perda construtiva total, foi desencalhada tendo como destino algum estaleiro especializado em demolição. Porém, um mistério cercaria o final do navio: em vez disso, ele foi levado para alto mar e afundado, numa operação que a imprensa foi impedida de acompanhar. Anos depois, ainda persiste um certo mistério: por quê o cargueiro sinistrado não foi levado para um local que permitisse a demolição, em vez de se optar por seu afundamento? Foto - Empresa Titan Maritime, responsável pelo desencalhe.

As três origens do nome "Santos"


"A primeira diz que Santos vem do nome do hospital de Todos os Santos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, fundada por Braz Cubas, em 1543, segundo informação de Frei Gaspar.
"Na segunda explicação, o nome de um dos portos de Lisboa, o porto de Santos, teria sido dado à Vila, conforme Francisco Martins dos Santos. Esta explicação é reforçada pela semelhança geográfica entre a localização do porto de Santos, em Lisboa, no rio Tejo, e do porto de Santos, no lagamar do Enguaguaçu.
"A terceira versão diz que o nome foi dado pelo navegador português João Dias de Solis, a serviço da Espanha. Indo para o Sul, descobriu o Rio da Prata e passou antes por um rio, que chamou dos Santos Inocentes, localizado a 23º e 1/4 de Latitude Sul (seria a entrada do porto de Santos). A descoberta deu-se em 1515, no dia 28 de dezembro. No calendário cristão é o dia dos Santos Inocentes, aqueles meninos que foram mortos por ordem do cruel Herodes, que planejava matar o Menino Jesus. Com o tempo, o Rio dos Santos Inocentes passou a ser chamado de Rio de Santos".

D. Pedro II Esteve em Santos

Gravado diretamente na rocha, o texto "D.P.II-1846" parecia um código secreto para quem visse, até que em anos recentes foi acrescentada, logo abaixo, uma placa explicativa: "Esta inscrição comemora a visita de D. Pedro II - Imperador do Brasil - à cidade de Santos em 18-2-1846

Rebocadores - Armazém 3 - Porto de Santos


quarta-feira, 18 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

Casa do Café

Primeiro estabelecimento do tipo criado no Brasil, a Casa do Café nasceu em Santos porque até hoje a cidade tem o maior porto exportador de café do Brasil e do mundo, responsável pelo movimento de 80% da safra nacional.
Apesar das mudanças com a exportação do produto, o estabelecimento conserva a finalidade de promover o café brasileiro, junto a passageiros e tripulantes dos navios que aportam em Santos, vendendo aos visitantes um produto de qualidade. Oferece café expresso e um cardápio especial, formulado com o conhecido Café Turismo Santos, tipo exportação. Também podem ser degustadas outras especialidades, como o grego, americano, vienense, com gim, coquetel, gelado, sorvete e astronauta. O local apresenta serviço de correio, loja de souvenirs decorada com motivos da cultura cafeeira e peças de artesanato brasileiro, além de espaço cultural com exposições artísticas periódicas.
Fundada em 1969, por um decreto-lei do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), ligado ao Ministério da Indústria e Comércio e pela Associação dos Torrefatores, teve as instalações inauguradas em 1970.

Local Armazém 16, Porto de Santos.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Praia do Cana 1 - Santos


COSIPA

A usina José Bonifácio de Andrade e Silva, o nome foi dado como homenagem ao mineralogista nascido em Santos, mais conhecido como o Patriarca da Independência, está instalada numa área de 12 quilômetros quadrados, com 15 grandes unidades de produção, além dos setores e fábricas de apoio que integram o processo siderúrgico (recebimento, manuseio e preparo de matérias primas, até o embarque dos produtos acabados).
A Cosipa foi constituída em 23 de novembro de 1953. Estrategicamente localizada em Cubatão, na raiz da Serra do Mar, interligada a ferrovias, rodovias e dispondo ainda de acesso marítimo direto. A Usina José Bonifácio de Andrada e Silva iniciou as atividades em 18 de dezembro de 1963, com a entrada em operação da Laminação de Tiras a Quente.
O Complexo Portuário da Cosipa se tornou um dos maiores do país em movimentação de carga geral, figurando entre os dez maiores portos nacionais em tonelagem movimentada. É ligado ao mar pelo Canal de Piaçagüera, com cerca de 5 km de extensão. Além dos cais, há também no complexo portuário instalações para estocagem de produtos siderúrgicos e equipamentos para embarque nos navios (pontes-rolantes).

domingo, 8 de março de 2009

sábado, 7 de março de 2009

Emissário de Santos






Entre os espaços que podem ser encontrados no Parque Municipal Roberto Mário Santini – além das extensas áreas verdes ajardinadas – estão: escultura da artista Tomie Ohtake, pista de cooper, ciclovia, ‘playground’, Museu do Surfe, heliponto, pista de ‘skate’, torre de vigilância, espaços de apoio, gibiteca, sanitários públicos, bicicletário, equipamentos de ginástica e muro para arte ao ar livre, tabuleiro de solo de xadrez, áreas de convívio com bancos e mesas de jogos. No local, foi contruída uma torre de jurados para as competições de surfe, além de arquibancada para cerca de 600 pessoas, junto ao quebra-mar. O projeto atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A nova atração recebeu investimentos de R$ 6,7 milhões, segundo o Diário Oficial de Santos.

Praia dos Milionário - São Vicente


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

sábado, 14 de fevereiro de 2009

1956


Santos era, já então, a cidade mais esportiva do Brasil, novas atividades e novos eventos não só confirmam esse título (e o de capital futebolística do Brasil), mas permitem ousar na afirmação: talvez Santos seja mesmo a cidade mais esportiva do mundo.
Ao menos, desde que representações do Brasil passaram a disputar com outras cidades do mundo no Dia Internacional do Desafio (Challenge Day), em 1995, Santos se manteve invicta. E vence nesse concurso a cidade que engajar maior número de habitantes (proporcionalmente à população fixa registrada) em pelo menos 15 minutos de atividade física concentrada, nesse dia da disputa.
Participações em jogos abertos do Interior, nas Olimpíadas, em provas de ciclismo, natação, remo, vela, futebol e muitas outras modalidades (sem falar na confecção da primeira prancha de surfe do Brasil e na criação de um esporte nas praias santistas, o tamboréu) ajudam a formar essa convicção da liderança santista no campo esportivo.
Comunicação feita, telefonicamente, pelo Departamento de Promoções e Relações Públicas, de
O Globo, do Rio de Janeiro, que está efetuando o concurso-enquete: "Qual o município mais desportivo do Brasil?", assinalava mais um motivo de orgulho para os santistas:
Santos alcançava a láurea nacional que o concurso objetivava.
Encerrou-se o certame no dia 31 de janeiro, às 24 horas.
Entre os 2.373 municípios existentes no Brasil, a classificação, após a verificação das provas e comprovantes, ficou sendo a seguinte:
1º lugar - Santos, com 18.423 pontos
2º lugar - Mangaratiba (Estado do Rio), com 14.475 pontos
3º lugar - Campos (Estado do Rio), com 8.440 pontos
4º lugar - Amoreira (Paraná), com 7.429 pontos
5º lugar - Itaocara (Estado do Rio), com 6.982 pontos
6º lugar - Nova Iguaçu (Estado do Rio), com 6.013 pontos
7º lugar - Araraquara (Estado S. Paulo), com 5.820 pontos
8º lugar - Sorocaba (Estado S. Paulo), com 4.987 pontos
9º lugar - São João Nepomuceno (Minas), com 4.844 pontos
10º lugar - Palmares (Pará), com 4.745 pontos

Troféu Renata Câmara Agondi


Renata Câmara Agondi
nadadora santista falecida em 23 de agosto de 1988,
em uma tentativa de travessia do Canal da Mancha.

Renata começou a nadar com a idade de oito anos, no Aprenda a Nadar do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, agremiação pela qual conquistou suas primeiras medalhas e títulos.
De 80 a 82, Renata manteve-se afastada da natação para retomá-la já em Santos, no Clube Internacional Saldanha da Gama. Antes de integrar a equipe da Associação Santa Cecília de Esportes, ela ainda atuaria pelo Clube Internacional de Regatas. Nas piscinas, Renata exibiu muito talento, mas foram nas provas de águas abertas que ela realmente se encontrou.
Em um curto espaço de tempo, transformou-se na principal competidora da categoria no Estado de São Paulo e numa das melhores do País. Depois das participações em provas internacionais na Itália, ela entendeu que chegara a hora de encarar o maior desafio de todos, a travessia das gélidas águas do Canal da Mancha.
No fatídico dia 23 de agosto de 1988, totalmente exaurida pelo esforço extremo provocado por uma imperdoável falha na rota e apresentando um acentuado quadro de hipotermia, Renata veio a falecer, deixando uma lacuna irreparável.
A história de Renata, sua passagem pela Secretaria de Esportes de Santos, pela Liga Santista de Desportos Aquáticos, pela Faculdade de Comunicação da UniSantos, seus amores e outras confidências são encontradas no livro Revolution 9, de Marcelo Teixeira, que ganhou sua versão cinematográfica com o documentário Renata, com direção do premiado Rudá de Andrade. Renata dava o nome aos seus diários de Revolution 9, em homenagem aos Beatles, grupo pelo qual demonstrava grande admiração.

A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS DO MUNDO realizará no Brasil, em 2009, na cidade de Santos, a sua mais marcante etapa; a terceira edição da MARATONA AQUÁTICA INTERNACIONAL DE SANTOS.
No masculino, o italiano Valério Cleri, vencedor em 2008, terá adversários de peso, como o heptacampeão búlgaro do Grand Prix Mundial Petar Stoychev. Além do búlgaro, o britânico David Davies, vice-campeão olímpico em Pequim e vice-campeão do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, ambos em 2008; e o mexicano Ivan Lopez, medalha de prata na última etapa da Copa do Mundo anterior, em Cancun, estarão competindo em Santos.
No feminino, a alemã Ângela Maurer, vencedora em 2008, terá pela frente a britânica Cassandra Patten. Além delas, estará a campeã sul-americana e recordista continental nos 1500m livre em piscina a chilena Kristel Kobrich.
E não é só os estrangeiros que irão com força total. O Brasil terá uma equipe muito forte.
No feminino, o país terá a baiana Ana Marcela Cunha, quinta colocada em Pequim e terceira no circuito mundial 2008; a paulista Poliana Okimoto, que terminou em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos e a capixaba Maria da Penha Cruz, atual campeã brasileira, competindo em Santos.
No masculino, haverá a presença de Allan do Carmo e do baiano Fábio Lima, este vice-campeão do circuito brasileiro de 2008.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Laje de Santos (mergulho)

Latitude: 24°19' S Longitude: 46°11' W. 40 Km do continente, comprimento máximo 550m - largura máxima: 183m - altura máxima: 38m. profundidade de 10 a 49 metros visibilidade: De 10 a 30 metros A Laje não possui praias ou local de desembarque fácil. Por ser um parque estadual, está proibido qualquer atividade de pesca e caça, sendo entretanto liberada para o mergulho contemplativo. Mais famoso point do estado, normalmente é possível se deparar com visibilidade em torno de 20 metros sendo impressionante a diversidade da fauna local. Tartarugas, garoupas, bodiões e eventualmente alguns cações são facilmente avistados no local mas o atrativo especial está por conta das arraias-jamantas com até 3 m de envergadura que freqüentam a região, mas não é sempre que elas aparecem no pedaço, o mês de Maio é o mais indicado.

Tartaruga
Cardume de Pirajicas


Budião papagaio
Peixe-frade


Santos




quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Balé da Cidade de Santos

O Brasil destaca-se mais uma vez no exterior. Agora foi a beleza e a harmonia da expressão da dança clássica que atraíram a atenção de profissionais do ramo, em Nova York, onde se realizou, o Youth America Grand Prix - Festival Internacional de Dança. Na categoria Grandes Conjuntos, venceu o festival o Balé da Cidade de Santos.
O evento acontece, anualmente, na cidade novaiorquina desde 2000, ano de sua criação, e destina-se a estudantes de dança e a novos dançarinos de todas as nacionalidades.
As bailarinas apresentaram a coreografia Ball Masqué, inspirada nos bailes de máscara introduzidos na festa do carnaval, entre os Séculos XV e XVI. Representa um pouco o carnaval de Veneza, o romantismo e o mistério de uma época.
Em Nova York, as bailarinas passaram à frente de equipes da Suíça e também de companhias de vários estados americanos, como Ohio, Califórnia, Texas e Flórida. Outros grupos brasileiros também participaram do festival.

A coreógrafa Renata Pacheco coordena há 10 anos a Escola de Bailado do município santista, que funciona no Teatro Municipal Brás Cubas.

O Balé da Cidade de Santos foi criado em 2003 e dele fazem parte ex-alunas da Escola de Bailado do município santista. Com outros prêmios já alcançados, a companhia desperta cada vez mais a atenção do público. Dois de seus espetáculos valorizam ainda mais todo o seu histórico: Vozes (dança contemporânea) e O Jardim Encantado (espetáculo clássico).

Santos se tornou definitivamente uma cidade turística a partir dos anos 10, com a construção dos hotéis Internacional e Parque Balneário e com a construção dos jardins da orla de Santos a partir de 1935.
Durante o regime militar de 1964, Santos teve a sua autonomia política suspensa: por abrigar o maior porto do Brasil, a cidade foi designada área de segurança nacional pelo governo, perdendo, assim, o direito de eleger prefeito. O prefeito eleito democraticamente Esmeraldo Tarquínio, foi cassado em 1968, o que representou um duro golpe para a cidade.
No início dos anos 80, com o enfraquecimento do regime, pressões políticas pela volta da autonomia cresceram. Finalmente, em 1983, Santos recuperou sua autonomia. A cidade elegeu de maneira democrática o primeiro prefeito em 20 anos, que era ao mesmo tempo um dos principais nomes do movimento pela autonomia: Oswaldo Justo.
Após deixar a Prefeitura, Justo foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, o último deles encerrado em 1998. O político faleceu dia 14 de abril de 2003.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nascido na cidade mineira de Três Corações.


Descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, foi convidado a jogar no Bauru Atlético Clube.

O mesmo Waldemar o apresentou ao Santos Futebol Clube, no dia 8 de agosto de 1956 dizendo:
"Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo".
A história deste goleador começou no dia 7 de julho de 1956, em Santo André, quando o Santos venceu o Coríntians local por 7 a 1. Pelé, que ainda atendia pelo apelido de Gasolina, entrou no meio tempo e marcou um gol, o seu primeiro gol. Naquele tempo ele, também, não vestia a camisa 10.
De lá para cá, foram mais de 1.200 gols. Transformou-se no maior artilheiro do Santos Futebol Clube, da seleção brasileira e do futebol mundial. Além disso, participou de quatro Copas do Mundo e sagrou-se campeão em três delas.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Santos


Em Comemoração do aniversário dos 463 anos de Santos, em especial:

maestro Luís Gustavo Petri

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos com o compositor Ivan Lins
- Local: Praia do Gonzaga (em frente à Praça das Bandeiras)
- Horário: 20 horas
- Programa: Heitor Villa-Lobos – Bachiana Brasileira nº 7 e composições de Ivan Lins
- Regência: maestro Luís Gustavo Petri

Por iniciativa da Secretaria de Cultura e da Prefeitura do Município de Santos, foi criada por lei, a partir de um projeto elaborado pelo maestro Luíz Gustavo Petro em agosto de 1994, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, composta por excelentes músicos, que realizou seu primeiro concerto em julho de 1995. A OSMS tem como objetivo divulgar a música de concerto, incluindo em seu repertório o que há de melhor na produção brasileira e mundial, dando ênfase ao repertório clássico e a música do século XX. Encabeça projetos de apresentações de espetáculos com outros meios de expressão (como óperas, balés, em conjunto com teatro e cinema) e de inserção na comunidade como agente de informação.

Santos 463 anos PARABÉNS!

O santista vai comemorar os 463 anos da cidade, nesta segunda-feira (26/01/09), com um presente especial de aniversário: a urbanização da plataforma do emissário submarino na praia do José Menino, esperada há mais de 30 anos. Na área de 43 mil m2, a prefeitura, construiu, com a participação do Estado e da União, o parque municipal Roberto Mário Santini, que conta com espaços para múltiplas atividades esportivas, culturais e de lazer. O equipamento será inaugurado às 12h30, pelo prefeito João Paulo Tavares Papa e o governador José Serra. A cerimônia terá também a presença da artista plástica Tomie Ohtake, que idealizou a escultura ali instalada - obra entregue em junho, por ocasião do centenário da imigração japonesa -, e do arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto de urbanização da área. Na oportunidade, será assinado convênio entre Sabesp e Prefeitura para implementação do programa Canal Limpo. O parque municipal no emissário conta com extensas áreas verdes ajardinadas, pista de skate adequada para competições internacionais, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e gibiteca. Tem ainda estrutura para promover campeonatos de surfe, com torre de jurados e arquibancada para 600 pessoas, junto ao quebra-mar, com guarda-corpo em aço inoxidável. Conta ainda com o Museu do Surfe, sanitários, bicicletário e um heliponto. Rampas e pisos táteis possibilitam que deficientes visitem o local, que também terá câmeras de monitoramento e placas de comunicação visual. Na obra foram investidos R$ 6.722.784,09, recursos da Prefeitura e Estado.

AUTORIZAÇÃO

O emissário foi inaugurado em 1978, na Praia do José Menino, pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel, complementando o sistema de coleta, tratamento e destinação de esgoto. Desde então, diversos projetos foram idealizados para utilização da área. Em setembro de 2006, a Justiça Federal autorizou o parque público na plataforma, baseada no projeto apresentado pela prefeitura e nos anseios da população, mostrados por pesquisa de opinião pública. A prefeitura obteve todas as licenças necessárias e executou as obras. Com a urbanização do local, um trecho de 10 mil m2 voltou a compor a extensão de areia da praia. A integração da área fez parte do acordo judicial que envolveu a administração municipal, a União, o Ministério Público Federal e a Sabesp e permitiu a construção do parque.

HOMENAGEM

O parque municipal terá o nome de Roberto Mário Santini, em homenagem ao ex-diretor-presidente do Sistema A Tribuna de Comunicação, falecido em 2 de janeiro de 2007. O empresário começou a trabalhar no jornal A Tribuna em 1948.
Sempre atento à evolução global, empreendeu várias reformas editoriais e gráficas no jornal, modernizou equipamentos e maquinários e fundou novos veículos de comunicação, como o jornal Expresso Popular, a Tribuna FM, a TV Tribuna, o portal A Tribuna Digital e o Ipat (Instituto de Pesquisas A Tribuna). Dedicou-se ainda a atividades benemerentes e culturais, tendo presidido a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

O Porto Santista recebeu o Transatlântico MSC Musica, que está no Brasil pela primeira vez e abriu assim, no dia 21 de novembro a temporada de cruzeiros 2008/2009. A passagem do transatlântico italiano por Santos, foi marcada, pela homenagem da Prefeitura Municipal de Santos ao comandante Raffaele Pontecorvo, que recebeu a placa de primeira visita; e
pela presença da madrinha do transatlântico a apresentadora Xuxa Meneghell, além de sua família (Sasha e Luciano Szafir) e do cantor Gilberto Gil, que fez apresentações a bordo para os passageiros.

Nesta temporada, outros 5 transatlânticos passarão pela primeira vez na Cidade de Santos (Costa Mediterrânea, Radiance, Celebration e Soberano e Corinthian II) e ainda, serão recebidos 16 embarcações, que farão 234 escalas no Porto, com mais de 630 mil passageiros passando pelo terminal.