domingo, 13 de setembro de 2009
domingo, 2 de agosto de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 16 de julho de 2009
sexta-feira, 5 de junho de 2009
sexta-feira, 24 de abril de 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
A estranha última visita do 'Al Johffa' a Santos
As três origens do nome "Santos"
"Na segunda explicação, o nome de um dos portos de Lisboa, o porto de Santos, teria sido dado à Vila, conforme Francisco Martins dos Santos. Esta explicação é reforçada pela semelhança geográfica entre a localização do porto de Santos, em Lisboa, no rio Tejo, e do porto de Santos, no lagamar do Enguaguaçu.
"A terceira versão diz que o nome foi dado pelo navegador português João Dias de Solis, a serviço da Espanha. Indo para o Sul, descobriu o Rio da Prata e passou antes por um rio, que chamou dos Santos Inocentes, localizado a 23º e 1/4 de Latitude Sul (seria a entrada do porto de Santos). A descoberta deu-se em 1515, no dia 28 de dezembro. No calendário cristão é o dia dos Santos Inocentes, aqueles meninos que foram mortos por ordem do cruel Herodes, que planejava matar o Menino Jesus. Com o tempo, o Rio dos Santos Inocentes passou a ser chamado de Rio de Santos".
D. Pedro II Esteve em Santos
quarta-feira, 18 de março de 2009
terça-feira, 17 de março de 2009
Casa do Café
Apesar das mudanças com a exportação do produto, o estabelecimento conserva a finalidade de promover o café brasileiro, junto a passageiros e tripulantes dos navios que aportam em Santos, vendendo aos visitantes um produto de qualidade. Oferece café expresso e um cardápio especial, formulado com o conhecido Café Turismo Santos, tipo exportação. Também podem ser degustadas outras especialidades, como o grego, americano, vienense, com gim, coquetel, gelado, sorvete e astronauta. O local apresenta serviço de correio, loja de souvenirs decorada com motivos da cultura cafeeira e peças de artesanato brasileiro, além de espaço cultural com exposições artísticas periódicas.
Fundada em 1969, por um decreto-lei do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), ligado ao Ministério da Indústria e Comércio e pela Associação dos Torrefatores, teve as instalações inauguradas em 1970.
Local Armazém 16, Porto de Santos.
quarta-feira, 11 de março de 2009
COSIPA
A Cosipa foi constituída em 23 de novembro de 1953. Estrategicamente localizada em Cubatão, na raiz da Serra do Mar, interligada a ferrovias, rodovias e dispondo ainda de acesso marítimo direto. A Usina José Bonifácio de Andrada e Silva iniciou as atividades em 18 de dezembro de 1963, com a entrada em operação da Laminação de Tiras a Quente.
O Complexo Portuário da Cosipa se tornou um dos maiores do país em movimentação de carga geral, figurando entre os dez maiores portos nacionais em tonelagem movimentada. É ligado ao mar pelo Canal de Piaçagüera, com cerca de 5 km de extensão. Além dos cais, há também no complexo portuário instalações para estocagem de produtos siderúrgicos e equipamentos para embarque nos navios (pontes-rolantes).
domingo, 8 de março de 2009
sábado, 7 de março de 2009
Emissário de Santos
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
sábado, 14 de fevereiro de 2009
1956
Participações em jogos abertos do Interior, nas Olimpíadas, em provas de ciclismo, natação, remo, vela, futebol e muitas outras modalidades (sem falar na confecção da primeira prancha de surfe do Brasil e na criação de um esporte nas praias santistas, o tamboréu) ajudam a formar essa convicção da liderança santista no campo esportivo.
Encerrou-se o certame no dia 31 de janeiro, às 24 horas.
Entre os 2.373 municípios existentes no Brasil, a classificação, após a verificação das provas e comprovantes, ficou sendo a seguinte:
Troféu Renata Câmara Agondi
Renata começou a nadar com a idade de oito anos, no Aprenda a Nadar do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, agremiação pela qual conquistou suas primeiras medalhas e títulos.
De 80 a 82, Renata manteve-se afastada da natação para retomá-la já em Santos, no Clube Internacional Saldanha da Gama. Antes de integrar a equipe da Associação Santa Cecília de Esportes, ela ainda atuaria pelo Clube Internacional de Regatas. Nas piscinas, Renata exibiu muito talento, mas foram nas provas de águas abertas que ela realmente se encontrou.
Em um curto espaço de tempo, transformou-se na principal competidora da categoria no Estado de São Paulo e numa das melhores do País. Depois das participações em provas internacionais na Itália, ela entendeu que chegara a hora de encarar o maior desafio de todos, a travessia das gélidas águas do Canal da Mancha.
No fatídico dia 23 de agosto de 1988, totalmente exaurida pelo esforço extremo provocado por uma imperdoável falha na rota e apresentando um acentuado quadro de hipotermia, Renata veio a falecer, deixando uma lacuna irreparável.
A história de Renata, sua passagem pela Secretaria de Esportes de Santos, pela Liga Santista de Desportos Aquáticos, pela Faculdade de Comunicação da UniSantos, seus amores e outras confidências são encontradas no livro Revolution 9, de Marcelo Teixeira, que ganhou sua versão cinematográfica com o documentário Renata, com direção do premiado Rudá de Andrade. Renata dava o nome aos seus diários de Revolution 9, em homenagem aos Beatles, grupo pelo qual demonstrava grande admiração.
A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS DO MUNDO realizará no Brasil, em 2009, na cidade de Santos, a sua mais marcante etapa; a terceira edição da MARATONA AQUÁTICA INTERNACIONAL DE SANTOS.
No masculino, o italiano Valério Cleri, vencedor em 2008, terá adversários de peso, como o heptacampeão búlgaro do Grand Prix Mundial Petar Stoychev. Além do búlgaro, o britânico David Davies, vice-campeão olímpico em Pequim e vice-campeão do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, ambos em 2008; e o mexicano Ivan Lopez, medalha de prata na última etapa da Copa do Mundo anterior, em Cancun, estarão competindo em Santos.
No feminino, a alemã Ângela Maurer, vencedora em 2008, terá pela frente a britânica Cassandra Patten. Além delas, estará a campeã sul-americana e recordista continental nos 1500m livre em piscina a chilena Kristel Kobrich.
E não é só os estrangeiros que irão com força total. O Brasil terá uma equipe muito forte.
No feminino, o país terá a baiana Ana Marcela Cunha, quinta colocada em Pequim e terceira no circuito mundial 2008; a paulista Poliana Okimoto, que terminou em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos e a capixaba Maria da Penha Cruz, atual campeã brasileira, competindo em Santos.
No masculino, haverá a presença de Allan do Carmo e do baiano Fábio Lima, este vice-campeão do circuito brasileiro de 2008.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Laje de Santos (mergulho)
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Balé da Cidade de Santos
O evento acontece, anualmente, na cidade novaiorquina desde 2000, ano de sua criação, e destina-se a estudantes de dança e a novos dançarinos de todas as nacionalidades.
As bailarinas apresentaram a coreografia Ball Masqué, inspirada nos bailes de máscara introduzidos na festa do carnaval, entre os Séculos XV e XVI. Representa um pouco o carnaval de Veneza, o romantismo e o mistério de uma época.
Em Nova York, as bailarinas passaram à frente de equipes da Suíça e também de companhias de vários estados americanos, como Ohio, Califórnia, Texas e Flórida. Outros grupos brasileiros também participaram do festival.
A coreógrafa Renata Pacheco coordena há 10 anos a Escola de Bailado do município santista, que funciona no Teatro Municipal Brás Cubas.
O Balé da Cidade de Santos foi criado em 2003 e dele fazem parte ex-alunas da Escola de Bailado do município santista. Com outros prêmios já alcançados, a companhia desperta cada vez mais a atenção do público. Dois de seus espetáculos valorizam ainda mais todo o seu histórico: Vozes (dança contemporânea) e O Jardim Encantado (espetáculo clássico).
Durante o regime militar de 1964, Santos teve a sua autonomia política suspensa: por abrigar o maior porto do Brasil, a cidade foi designada área de segurança nacional pelo governo, perdendo, assim, o direito de eleger prefeito. O prefeito eleito democraticamente Esmeraldo Tarquínio, foi cassado em 1968, o que representou um duro golpe para a cidade.
No início dos anos 80, com o enfraquecimento do regime, pressões políticas pela volta da autonomia cresceram. Finalmente, em 1983, Santos recuperou sua autonomia. A cidade elegeu de maneira democrática o primeiro prefeito em 20 anos, que era ao mesmo tempo um dos principais nomes do movimento pela autonomia: Oswaldo Justo.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Nascido na cidade mineira de Três Corações.
De lá para cá, foram mais de 1.200 gols. Transformou-se no maior artilheiro do Santos Futebol Clube, da seleção brasileira e do futebol mundial. Além disso, participou de quatro Copas do Mundo e sagrou-se campeão em três delas.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Em Comemoração do aniversário dos 463 anos de Santos, em especial:
- Local: Praia do Gonzaga (em frente à Praça das Bandeiras)
- Horário: 20 horas
- Programa: Heitor Villa-Lobos – Bachiana Brasileira nº 7 e composições de Ivan Lins
- Regência: maestro Luís Gustavo Petri
Santos 463 anos PARABÉNS!
O emissário foi inaugurado em 1978, na Praia do José Menino, pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel, complementando o sistema de coleta, tratamento e destinação de esgoto. Desde então, diversos projetos foram idealizados para utilização da área. Em setembro de 2006, a Justiça Federal autorizou o parque público na plataforma, baseada no projeto apresentado pela prefeitura e nos anseios da população, mostrados por pesquisa de opinião pública. A prefeitura obteve todas as licenças necessárias e executou as obras. Com a urbanização do local, um trecho de 10 mil m2 voltou a compor a extensão de areia da praia. A integração da área fez parte do acordo judicial que envolveu a administração municipal, a União, o Ministério Público Federal e a Sabesp e permitiu a construção do parque.
O parque municipal terá o nome de Roberto Mário Santini, em homenagem ao ex-diretor-presidente do Sistema A Tribuna de Comunicação, falecido em 2 de janeiro de 2007. O empresário começou a trabalhar no jornal A Tribuna em 1948.
Sempre atento à evolução global, empreendeu várias reformas editoriais e gráficas no jornal, modernizou equipamentos e maquinários e fundou novos veículos de comunicação, como o jornal Expresso Popular, a Tribuna FM, a TV Tribuna, o portal A Tribuna Digital e o Ipat (Instituto de Pesquisas A Tribuna). Dedicou-se ainda a atividades benemerentes e culturais, tendo presidido a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.
pela presença da madrinha do transatlântico a apresentadora Xuxa Meneghell, além de sua família (Sasha e Luciano Szafir) e do cantor Gilberto Gil, que fez apresentações a bordo para os passageiros.